segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O que ler no feriado?

Olá criança linda!Que tal aproveitar o feriadão para fazer uma boa leitura? Esqueceu de passar na biblioteca?Peça emprestado, ou pegue aquele antigo que ficou na estante da mãe, do primo, do amigo...ou aquele que você gostou e quer reler...o importante é não deixar de exercitar os pensamentos, as idéias...


Como sempre deixarei algumas dicas:


- Fábulas de Esopo e Fábulas de La Fontaine: breves estórias, onde os principais personagens são animais. No desfecho, sempre uma lição de moral.

Monteiro Lobato:- nem é preciso dizer muito sobre esta indicação. Monteiro Lobato, reúne educação e diversão em seus livros. A coleção Sítio do Pica-Pau Amarelo é imperdível e no livro “Fábulas”, Lobato reescreve as fábulas de Esopo e La Fontaine, mas com comentários dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo - Emília, Pedrinho, Narizinho, Dna. Benta etc.

Outros livros interessantes:

- A Fada que tinha idéias, de Fernanda Lopes de Almeida
O livro conta a estória da revolucionária fadinha Clara Luz, que se rebela contra o superado livro de lições das fadas. Num texto muito divertido e com ótimas ilustrações, o que a autora pretende é levar o leitor a uma reflexão sobre o poder da capacidade de “inventar” e sobre a importância de ter idéias e opiniões próprias.
- Raul da Ferrugem Azul, de Ana Maria Machado
Conta a estória do menino Raul que, intrigado com as manchas azuis que lhe saem frequentemente no corpo (e que só ele vê), resolve ir atrás de respostas para solucionar o problema. Acaba percebendo que a “ferrugem” aparece toda vez que ele se omite diante de alguma situação em que seria correto agir. É um ótimo livro que, com simplicidade, ensina as crianças a não se acovardarem diante dos obstáculos.
- O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha
Conta a estória de um rei mimado e autoritário que obriga todos os seus súditos a se calarem. Fala sobre autoritarismo e da importância da liberdade de expressão.
- A Bolsa Amarela, de Lígia Bojunga
A estória de uma menina – Raquel - que vive conflitos interiores. Ela tem 3 vontades: ser homem, crescer e escrever. A bolsa amarela é o local onde Raquel guarda as suas vontades secretas. O livro prossegue com muita fantasia e principalmente muitas metáforas que ensinam a criança a superar os medos e a assumir seus desejos e sonhos.

Estes são alguns exemplos de títulos e de autores que realmente entendem de crianças. Mas o adultos também costumam se encantar com a leveza e com as lições que eles passam.
Boa leitura a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário