Escreveu diversos livros, em diversos gêneros, entre eles, alguns títulos bem conhecidos nossos:
- "A Ferro e Fogo I: Tempo de solidão, Romance, em 1972.
- "A Ferro e Fogo II: Tempo de Guerra, Romance, em 1975.
- "É tarde para saber": Romance, 1975.
- "Enquanto a noite não chega": Novela, 1975.
- "A casa das quatro luas": Infantil, 1979
- "Era uma vez um reino encantado":Infantil, 1980.
- "O gato no escuro": Contos, 1982.
- "Um corpo estranho entre nós dois", Teatro, 1983.
- " A última bruxa": Infantil, 1987.
Foi nos anos 70 que Josué Guimarães surgiu na literatura brasileira com um desejo muito maior do que a necessidade de ser original e singular: o desejo de comunicar-se com o outro e ajudar na transformação de seu país. Seu primeiro livro, "Os ladrões", já apresentava a constatação de que o homem moderno vai-se tornando cada vez mais fragilizado diante de um mundo que o oprime, e a noção de que as artes, em específico a literatura, têm o dever de ir à frente de sua época, transformá-la, e construir novos valores.
Sua visão crítica da realidade, já esboçada nos primeiros contos, é constante em toda sua obra ficcional. Criou universos ficcionais incomuns, retratou aspectos do Rio Grande do Sul que poucos conheciam.
Josué Guimarães faleceu em Porto Alegre no dia 23 de março de 1986. Sua última obra- A última bruxa- foi lançada no ano seguinte, em 1987, mesmo ano em que a Biblioteca Pública Municipal, do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre, passou a ser chamada de Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.
Links com mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário