quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atenção Alunos da escola:
Lendo a Poesia "Meus Medos", de Júlia Diniz, 10 anos, publicada ontem no caderno Meu Filho em ZH, lançamos uma ideia: 
Você tem medo de quê? Escreva uma poesia e envie para lisboamelhor06@yahoo.com.br, sem limite mínimo de estrofes. 
As escolhidas serão publicadas nos murais,no face da escola e no blog  e os alunos receberão de presente um livro.

Trecho da Poesia de Júlia:
"Quando nasci
tinha medo de quase tudo
meu maior medo era medo de cachorro.
então aprendi que cachorro pode ser amigo
e pode até salvar do perigo..."

terça-feira, 24 de abril de 2012

Agora também no Facebook

Bom dia queridos!

Nossa escola agora tem perfil no Facebook. Participe! Nome do Perfil: Antônio Francisco Lisboa.

Mais uma ferramenta que criamos para divulgar nossos trabalhos, compartilhar fotos de eventos e atividades, trocar ideias, informações... on line e mais pertinho de vocês!

Abraço para todos! Daqui a pouco eu volto!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DO LIVRO!

Dia 23 de abril marca o Dia Mundial do Livro em homenagem às mortes de William Shakespeare e Miguel de Cervantes. O primeiro, inglês, foi autor de clássicos como Hamlet e Rei Lear. O segundo, espanhol da Catalunha, foi criador de um dos maiores personagens da literatura mundial: Dom Quixote de La Mancha. Cada um destes autores, dentro de sua área (teatro e narrativa) foram mestres na mostragem da alma humana, colocada em seu limite máximo. Se tivesse que justificar a importância da literatura, eu diria: "Leiam estes autores". Fica a recomendação. Tenham todos um grande dia.


Texto de Paulo Bocca, nosso escritor colaborador pela rede.


Dica desses livros na Biblioteca: Romeu e Julieta, A megera Domada,Sonho de uma noite de verão,Macbeth...- Willian Shakespeare
                                            Dom Quixote, Dom Quixote em História em Quadrinhos- Miguel de Cervantes

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A ILHA DO TESOURO

O fim de semana está aí...e você pode aproveitar alguns minutos para ler.
Dica da semana: A Ilha do Tesouro. Um Cássico do século XIX, que tem como tema piratas e tesouros enterrados.Um verdadeiro clássico da literatura infanto-juvenil.
Sinopse: um garoto chamado Jim Hawkins cujos pais são proprietários e moradores de uma pequena pensão (mais conhecida como Hospedaria Almirante Benbow), numa cidade litorânea da Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar. Diversos fatos vão acontecendo, até que o jovem menino (e narrador da história) se vê em um navio indo em busca de um tesouro. Daí para frente é muita ação e aventura.
Não deixe de ler, temos muitos exemplares na biblioteca.
Bom final de semana!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia do Livro com 5 Ano na Biblioteca





Os alunos da Profª Luísa do turno da manhã, além de ir no horário do empréstimo semanal, ficaram um tempo na biblioteca, procurando livros escritos por Monteiro Lobato. A maioria levou para casa, para fazer as leituras. A professora está trabalhando sobre a data comemorativa, a relação dessa data com o nascimento do escritor e suas obras, e construindo acrósticos sobre o tema. Mais tarde a Prof vai postar no blog.
Abraços e boa leitura!

Mural de Recados

Queridos alunos, profs e leitores que nos visitam!

O mural de recados foi desativado temporariamente, porque existem pessoas que entram no blog  para provocar e agir de má fé, que se omitem e postam  assuntos aleatórios ao de cultura, leitura, etc. Pelo visto nem sabem o mal que causam, não a mim coordenadora do blog, mas às crianças pequenas que utilizam dele diariamente e participam dos projetos que incluem a interação com o blog em sala de aula.As pessoas esquecem que problemas pessoais não se resolvem na rede e a utilizam de forma ofensiva para se defenderem do mundo...talvez porque sejam de mal com a vida.

Nosso blog já está sendo investigado por autoridades que identificam crimes pela internet, e assim que for resolvido e possamos trabalhar em paz, sem interceptação de usuários maldosos ou fakes, estaremos providenciando um mural para que possam comentar e deixar recados como até então vinha acontecendo.

Continuem participando! Grande abraço!

Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.

Aí vai um atalho para um video que captei no youtube, com poemas sobre o sítio, bem legal, não sei quem é o autor:


terça-feira, 17 de abril de 2012

A menina que roubava livros


A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times". Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.

A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak


Ainda não temos, porém em breve iremos adquiri-lo. 

domingo, 15 de abril de 2012

Quem tem medo do ridículo? Pra quem gosta de Poesia!

Quem Tem Medo de Ridículo? Livro de Ruth Rocha, Global Editora. Para dar mais medo que dentista, fantasma e terrorista, só mesmo passar pelo papel de ridículo, brinca a premiada escritora de literatura infantil Ruth Rocha. E ela dá vários exemplos que comprovam a tese: numa festa descolada, usar a roupa engomadinha que a mãe escolheu, falar uma besteira bem na hora em que todo mundo para de conversar, ter de levar o irmão mais novo nos passeios com os colegas... A obra foi escrita para crianças, mas deixa uma lição a todas as idades: não vale a pena ficar a toda hora preocupado com o que os outros vão pensar de nós, porque de ridículo todo mundo tem um pouco.


Este livro chegou  no início de abril, e está disponível na biblioteca, na estante de Poesia Infantil.
Não deixem de ler, é muito bom!
Grande beijo,
Profª Mabel.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ainda escrevendo sobre o tema água, os alunos do 5° ano A deixam sua mensagem!!

              Poesia da Água

Água tratada,molhada
na terra uma grande
quantidade de água salgada.
               Nicolas


Água

Água cristalina  é aquela
que brilha no sol do dia.
Água da fonte é aquela
que brilha no luar da noite.
Vejam essas duas águas que beleza
então,cuidem da natureza.
               Jordana

O CASACO DE PUPA

Este foi um dos títulos que acabei de postar, dos livros que chegaram. Foi a primeira obra que abri e li, e quero compartilhar com vocês.

Pupa é uma menina que carrega consigo sempre, um casaco. E dentro dele ela guarda todos os seus medos...medos dos mais variados...não aquele medo de insetos ou fantasmas, mas da solidão...das mudanças...de si mesmo...e muitos outros que as vezes rondam nossa cabeça.

Além da história, que mesmo contada em pequenas frases, nos faz refletir, as imagens, a ilustração é muito bonita e significativa.

Leiam... é muito interessante.
Fica a dica!
Beijos e uma ótima semana...curtinha pq vem feriado!(oba!)

Livros Novos

Caros alunos e profs!
Chegaram livros novos na Biblioteca, confiram:

Gabi, perdi a hora
Junta, separa e guarda
Zoologia Bizarra
Minha Casa azul
Giros, contos de encantar
A árvore generosa
O Flautista Misterioso e os ratos de Hamelin
Lila e o segredo da chuva
O nome do filme é Amazônia
Toca de gente, casa de bicho
Principes e Princesas, sapos e lagartos: Histórias de tempos antigos
Quem tem medo do ridículo?
Memórias da Emília
Chapeuzinhos coloridos
Aurora
A campoteira
O discurso do urso
Lendas  da áfrica moderna
As aventuras de um pequeno ratinho na cidade grande
O casaco de Pupa
O Lobo
João cabeça de feijão
Turma da Mônica Romeu e Julieta
Os bichos que tive.