quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Canção da Primavera

Primavera cruza o rio
Cruza o sonho que tu sonhas
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando


Catavento enlouqueceu
Ficou girando, girando.
Em torno do catavento
Dancemos todos em bando

Dancemos, todos dancemos
Amadas, mortos, amigos
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo...

Até que as paineiras tenham
Por sobre os muros Florido!

Por Mário Quintana, em Lili Inventa o Mundo.


BEM- VINDA PRIMAVERA!!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O que ler no feriado?

Olá criança linda!Que tal aproveitar o feriadão para fazer uma boa leitura? Esqueceu de passar na biblioteca?Peça emprestado, ou pegue aquele antigo que ficou na estante da mãe, do primo, do amigo...ou aquele que você gostou e quer reler...o importante é não deixar de exercitar os pensamentos, as idéias...


Como sempre deixarei algumas dicas:


- Fábulas de Esopo e Fábulas de La Fontaine: breves estórias, onde os principais personagens são animais. No desfecho, sempre uma lição de moral.

Monteiro Lobato:- nem é preciso dizer muito sobre esta indicação. Monteiro Lobato, reúne educação e diversão em seus livros. A coleção Sítio do Pica-Pau Amarelo é imperdível e no livro “Fábulas”, Lobato reescreve as fábulas de Esopo e La Fontaine, mas com comentários dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo - Emília, Pedrinho, Narizinho, Dna. Benta etc.

Outros livros interessantes:

- A Fada que tinha idéias, de Fernanda Lopes de Almeida
O livro conta a estória da revolucionária fadinha Clara Luz, que se rebela contra o superado livro de lições das fadas. Num texto muito divertido e com ótimas ilustrações, o que a autora pretende é levar o leitor a uma reflexão sobre o poder da capacidade de “inventar” e sobre a importância de ter idéias e opiniões próprias.
- Raul da Ferrugem Azul, de Ana Maria Machado
Conta a estória do menino Raul que, intrigado com as manchas azuis que lhe saem frequentemente no corpo (e que só ele vê), resolve ir atrás de respostas para solucionar o problema. Acaba percebendo que a “ferrugem” aparece toda vez que ele se omite diante de alguma situação em que seria correto agir. É um ótimo livro que, com simplicidade, ensina as crianças a não se acovardarem diante dos obstáculos.
- O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha
Conta a estória de um rei mimado e autoritário que obriga todos os seus súditos a se calarem. Fala sobre autoritarismo e da importância da liberdade de expressão.
- A Bolsa Amarela, de Lígia Bojunga
A estória de uma menina – Raquel - que vive conflitos interiores. Ela tem 3 vontades: ser homem, crescer e escrever. A bolsa amarela é o local onde Raquel guarda as suas vontades secretas. O livro prossegue com muita fantasia e principalmente muitas metáforas que ensinam a criança a superar os medos e a assumir seus desejos e sonhos.

Estes são alguns exemplos de títulos e de autores que realmente entendem de crianças. Mas o adultos também costumam se encantar com a leveza e com as lições que eles passam.
Boa leitura a todos!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vc sabe cantar o hino do RS?°

Hino do Rio Grande do Sul

Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

O Hino Rio-Grandense é o hino oficial do estado do Rio Grande do Sul. Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado - A lei nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966.
 
Sexta Feira tem roda de chimarrão e muita história gaúcha para se contar!Bjs

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

É TARDE PARA SABER / A CASA DAS QUATRO LUAS/ A FERRO E FOGO- JOSUÉ GUIMARÃES

 "A CASA DAS QUATRO LUAS"

As aventuras de seis crianças que exploram o sítio do avô de uma delas. Descobrem uma casa antiga, enorme e cheia de mistérios. Em cada lado da velha construção, as crianças vêem uma lua. À procura de tesouros, encontram relíquias de família gastas com o tempo. O tom de suspense e movimento é uma constante nesta narrativa, sem, no entanto, impedir que a leveza e a alegria estejam presentes nas combinações e decisões do grupo.

"É TARDE PARA SABER"

É tarde para saber situa–se num momento tumultuado da vida brasileira no fim da década de 70. Jovens idealistas de todo o país insurgiam–se contra a ditadura militar correndo riscos diante do enfrentamento com a dura repressão policial. É uma história ambientada naqueles tempos difíceis, onde os presos políticos eram torturados e seguidamente arrancados do convívio de sua família, desaparecendo misteriosamente para sempre.

"A FERRO E FOGO"

Qual teria sido, na realidade a participação dos alemães na formação do Rio Grande do Sul? Este extraordinário romance nos dá o primeiro painel de uma conturbada época rio-grandense, sempre às voltas com o entrecortar de espadas e de lanças na demarcação das fronteiras nacionais.

São imigrantes alemães vivendo as suas misérias e desencantos, suas conquistas, seus momentos de ternura e saudade, seu trabalho de sol a sol, suas desavenças, rancores e ódios. É o desespero de quem se vê de uma hora para outra, jogado em terras distantes. Castelhanos e índios, caudilhos e politiqueiros, soldados e prostitutas, formando o grande pano de fundo da vida dos que chegaram ao Brasil atraídos por promessas e garantias fugazes. O tempo passou com sofrimento, privações, trabalho e luta. Os imigrantes de ontem, hoje estão incorporados na nacionalidade, mesclando raças e claramente influentes no processo de desenvolvimento nacional, na política, nas artes, nos esportes, etc... Tudo isso conseguido a ferro e fogo.



JOSUÉ GUIMARÃES, GAÚCHO QUE DEU NOME A BIBLIOTECA DO LISBOA!

Nascido em São Jerônimo, Josué Marques Guimarães, teve uma vida marcada por atividades ligadas a literatura. Desde os tempos do colégio escrevia artigos, fundou o grêmio estudantil da escola Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre, e fez carreira jornalística, tanto em jornais quanto em rádio.Foi dono de agência de propaganda, correspondente internacional da da Empresa jornalística Caldas Júnior na África e em Portugal, onde acompanhava a Revolução dos escravos.
Escreveu diversos livros, em diversos gêneros, entre eles, alguns títulos bem conhecidos nossos:

  • "A Ferro e Fogo I: Tempo de solidão, Romance, em 1972.
  • "A Ferro e Fogo II: Tempo de Guerra, Romance, em 1975.
  • "É tarde para saber": Romance, 1975.
  • "Enquanto a noite não chega": Novela, 1975.
  • "A casa das quatro luas": Infantil, 1979
  • "Era uma vez um reino encantado":Infantil, 1980.
  • "O gato no escuro": Contos, 1982.
  • "Um corpo estranho entre nós dois", Teatro, 1983.
  • " A última bruxa": Infantil, 1987.
Foi nos anos 70 que Josué Guimarães surgiu na literatura brasileira com um desejo muito maior do que a necessidade de ser original e singular: o desejo de comunicar-se com o outro e ajudar na transformação de seu país. Seu primeiro livro, "Os ladrões", já apresentava a constatação de que o homem moderno vai-se tornando cada vez mais fragilizado diante de um mundo que o oprime, e a noção de que as artes, em específico a literatura, têm o dever de ir à frente de sua época, transformá-la, e construir novos valores.

Sua visão crítica da realidade, já esboçada nos primeiros contos, é constante em toda sua obra ficcional. Criou universos ficcionais incomuns, retratou aspectos do Rio Grande do Sul que poucos conheciam.

Romancista e homem de ação, Josué Guimarães era um político nato, foi eleito vereador em Porto Alegre pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), em 1951. Destacou-se na vereança pelo exemplo de coerência e coragem, o que justifica toda a perseguição que lhe foi movida pela ditadura. A obra ficcional que produziu compreende-se inteira no curto espaço de dezesseis anos, de 1970 a 1986. Consequentemente, ele é por excelência "o narrador da trágica década de 1970", o que explica a natureza de sua narrativa e a grande importância que desempenhou na interpretação crítica da história brasileira.

Josué Guimarães faleceu em Porto Alegre no dia 23 de março de 1986. Sua última obra- A última bruxa- foi lançada no ano seguinte, em 1987, mesmo ano em que a Biblioteca Pública Municipal, do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre, passou a ser chamada de Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.




Links com mais informações:

SEMANA FARROUPILHA...

Estamos iniciando a semana que comemora as conquistas e tradições gaúchas. Como primeira postagem sobre o assunto, resolvi escrever sobre autores gaúchos... alguns livros infantis e juvenis que estão em nossa biblioteca, que são lidos por vocês alunos, quase que semanalmente. Vocês nem imaginam que os escritores destas obras moram tão perto... e frequentam lugares tão próxmios da nossa realidade.

Poderia citar aqueles que já estiveram aqui na escola, como Mário Amaral, Bino, Luis Dill, Kalunga e Paulo Bocca...até mesmo o professor Cézar Dias, que trabalha aqui na escola.

Mas vou falar de outros, que nunca estiveram e poderão vir e até mesmo aqueles que ja morreram, mas que deixaram vivo na lembrança histórias, contos, poesias...

Como primeira postagem a seguir vamos falar daquele que deu nome a nossa Biblioteca: Josué Guimarães!!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Historias de Paulo Bocca

No dia 06 de setembro recebemos a visita do escritor/autor/ator Paulo Bocca, uma das atrações da semana do aniversário da escola.
Paulo contou duas histórias: Os amigos de Elvira e Marcos e o Monstro.

O primeiro fala sobre amizade, sobre como conquistar através do abraço.

O segundo de um menino que imaginava mil e uma coisas quando deitava para dormir, no escuro do seu quarto, e do que poderia surgir debaixo da cama... e do que representava seus objetos no escuro...pura fantasia!


Paulo contou e dramatizou essas histórias, fez pequenas brincadeiras e depois abriu um espaço para as crianças comentarem e perguntarem. Tanto os alunos quanto as professoras ADORARAM seu trabalho, pois não vimos o tempo passar, tamanho envolvimento dele conosco.
Já está agendado um "Fechamento Literário" para o final do ano, onde o escritor voltará junto com nosso amigo e escritor Kalunga, para novas e divertidas atividades culturais.

Não preciso dizer que ontem, dia 08, pós feriadinho, os livros mais procurados na Biblioteca eram do Paulo Bocca...Visitas como estas só incentivam e contribuem para a formação dos nossos pequenos.






Seguem algumas fotos!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desfile Cívico

Dia 03 de setembro nossa escola foi uma das 21 escolas estaduais que se dispos à participar do desfile cívico, organizado pela Prefeitura de Canoas. Fizemos dois pelotões, sendo que um deles era o nosso projeto literário. Tivemos a presença do nosso contador de histórias e escritor Paulo Bocca, que foi junto à avenida "ilustrar" nossa caminhada. Somos muito gratas a disponibilidade de autor.

PARABÉNS PROFS, ALUNOS, COLEGAS, 27 CRE...ESTAVA TUDO MUITO LINDO E ORGANIZADO...MESMO COM A LONGA ESPERA, FOI UM SUCESSO!ATÉ A PRÓXIMA!








Visita à Feira Cultural do Colégio Concórdia

Os alunos da turma 71 e 72 foram escolhidos pela professora Clarice para representar nossa escola na visitação à feira cultural do Colégio Concórdia ocorrida no dia 26 de Agosto. Os alunos me contaram que foi tudo muito bem organizado, belos trabalhos apresentados e expostos. Muitas idéias para as nossas próximas atividades literárias surgiram. Abaixo algumas fotos da visita:

Em dívida com o Blog...

Desculpem caros amigos, alunos e profs, mas essas duas útlimas semanas foram complicadas de postar, pois além de ficar afastada por motivo de doença do meu filho, a semana que passou foram de comemorações, desfiles e visitas...então vamos por partes... postarei uma coisa de cada vez!

Espero a compreensão de todos!