terça-feira, 23 de agosto de 2011

Feira do Concórdia

Os alunos das turmas de 7 série da professora Clarice Boemeke vão passear no Colégio Luterano Concórdia. No dia 26 o colégio terá uma feira literária, onde o tema principal é o meio ambiente. Além da exposição de livros e trabalhos a escola contará com apresentações artísticas, contação de histórias, teatro, oficinas e muito mais. Será uma grande oportunidade para os nossos queridos  vivenciarem outra realidade escolar, conhecendo trabalhos e pessoas diferentes do seu convívio diário. Será uma ótima oportunidade de repensar suas atitudes, seu desempenho na escola...Vai ser bem produtivo!Bom passeio!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Vôo sobre as Igrejas

"(...)
Era uma vez um Aleijadinho,
não tinha dedo, não tinha mão,
raiva e cinzel, lá isso tinha,
era uma vez um Aleijadinho,
era uma vez muitas igrejas
com muitos paraísos e muitos infernos,
era uma vez São João, Ouro Preto,
Mariana, Sabará, Congonhas,
era uma vez muitas cidades
e o Aleijadinho era uma vez."

Carlos Drumond de Andrade.


BOM FINAL DE SEMANA!FIQUEM COM DEUS!PAZ!SAÚDE!ALEGRIAS!


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Caminhada Cívica: Leitura na avenida

Pessoal! Olha que jóia: O tema esse ano do desfile cívico de 07 de setembro é a leitura. E nossa escola vai desfilar com um pelotão todo caracterizado pelo  projeto que foi desenvolvido no trimestre passado. E ainda teremos o prazer de levar junto o autor Kalunga, que fez tanto sucesso entre nossos alunos no dia do Encontro Literário, com seus cantos e poesias.

Vamos caminhar? Conversem com suas Professoras.
Bjs

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

22 de Agosto - Dia do Folclore-


O que é Folclore ?Você sabe?

É o conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. 

ALGUNS LIVROS SOBRE FOLCLORE ESTÃO DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA QUERIDOS ALUNOS E PROFS!
*Alguns deles:





E muitos outros!!!Apareçam!Bjs

Diários Descobertos- Aleijadinho- Luís Dill-

Vila Rica, 23 de abril de 1744.

"Passar as horas dos dias nas oficinas do meu pai e do meu tio faz bem. Isso diminui um pouco o volume de perguntas que está sempre se assanhando no interior da minha cabeça.
Tenho orgulho dos trabalhos feitos pelos dois. São coisas que fazem meu sorriso ficar colorido como as asas das borboletas. Mas é um sorriso silencioso, pois as vezes tenho medo dos humores dos dois. Faz bem aos olhos ver o Palácio dos Governadores, que deu tanto trabalho ao meu pai. Sobre ele, espalhou-se pela sua oficina uma grande série de traços rascunhados no papel.

Também faz bem aos olhos a capela-mor da Matriz do Pilar, erguida e ornamentada pelo meu tio, o entalhador Antônio Francisco, por quem tenho secreto carinho. Temos o mesmo nome. Ele, Pombal. Eu, Lisboa. Não há como deixar de aprender diante da tamanha quantidade de ferramentas, de materiais, de esboços, de conversas. Tudo que há dentro das oficinas deles mora desde sempre adormecido no meu coração, tenho certeza. O que aprendo ali diverte-me e desafia-me.

Em certos dias ali é lugar de paz. Mas em outros, as oficinas são verdadeiras hospedarias do demônio. É quando elas viram o lugar onde as ideias guerreiam. Seguir o trabalho de meu pai e de meu tio deveria encher-me ainda mais de orgulho, mas, ás vezes, é como antecipar a dor de barriga que uma fruta podre vai causar-me. Parecem errados os riscos desenhados por eles e Deus é testemunha de que sei como são bem aceitos e festejados. Meu modo de pensar é desajeitado, diferente. Se tivesse mais letras, mais estudos, se me desem a chance de viajar para lugar, como Rio de Janeiro e Lisboa, talvez conseguisse explicar como vejo as coisas. Nem mesmo livros tenho à disposição. Por isso me resta ficar cheio de cólera, quieto, daquela maneira que minha mãe sempre me ensina. Meu medo é alguém pensar doidices sobre mim. Um menino mestiço querendo ensinar aos mestres.Um menino desrespeitando a ordem do mundo, a Coroa portuguesa. Um menino mestiço a serviço do demônio. Um bom lugar para tal menino não seria a forca?
 
Quando as ideias começam a guerrear dentro de minha cabeça ou quando as perguntas ferem minha língua obediente, trato de desenhar só com o pensamento. Desde a pedra que, ao lado de outras, cria uma ladeira, até igrejas enormes, de torres angulares, cúpulas estranhas com formas de turbantes, pilastras, painéis ovais ricamente ornamentados, castiçais, cruzes e altares de ouro coberto de flores e anjos de todas as cores e com todas as caras. Consigo desenhar uma coleção inteira de querubins, ou então uma fila de anjos, ou apóstolos, ou profetas perfilados no passeio como se estivessem vivos."

Aleijadinho, Por Luis Dill.


*Ao lado a igreja de São Francisco de Assis, projetada, desenhada pelo nosso querido Aleijadinho, onde no seu interior também tem muita coisa projetada e esculpida por ele. Essa igreja está localizada na cidade de Ouro Preto, no interior de Minas Gerais.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Diários Descobertos: Aleijadinho. Ouvindo Pedras, de Luis Dill

Lembram do autor Luis Dill que veio ao nosso encontro literário no dia 09 de julho? O autor de Arca de Haicais...Sombras no Asfalto... O dia em que Luca não voltou...

Pois é... ele escreveu um livro sobre Aleijadinho, como se fosse um diário do artista e escritor. Este livro é um pouco de realidade e ficção, pois para escrever o autor precisou pesquisar sobre sua vida e suas histórias, que se passaram em meados de 1740, na cidade de Vila Rica, que na época era capital de Minas Gerais.
Assim, começo hoje aqui  a postar um pouco das histórias desse livro fantástico que recebemos este ano do governo e está disponível em nossa biblioteca.

Diários Descobertos...

Vila Rica, 16 de abril de 1744.

" A oficina de carpintaria do meu pai é um lugar onde me sinto bem. Quando aquele rio caudaloso de perguntas começa a machucar minha cabeça, saio a caminhar ou me ponho a respirar os cheiros da madeira.
Lembro de quando eu era menor. Mal sabia dar uns poucos passos e corria cambaleante para o interior da oficina. Ficava a um canto observando os movimentos. Depois, com uns oito anos, eu acho, distraía-me recolhendo do chão tudo o que não prestava ou não tinha mais serventia para meu pai. Lembro me de como a alegria tomava conta de mim. Eu lá ficava horas juntando os pedaços e as lascas. Não preocupava com felpas nem com pontas afiadas, dobrava-as ou então gastava-as na pedra. Dessa maneira tentava transformar os rejeitos de madeira em coisas reais. Surgiam esboços de animais, cães, gatos, cavalos, bois, arcabuzes, homens. Onde seguia uma linha reta eu tentava fabricar uma curva. Caso o pedaço de madeira viesse abaulado, minha teimosia insistia em tirar-lhe a curva. "



O que você achou? Comente.Amanhã tem mais!

ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA...O ALEIJADINHO!

A nossa escola é chamada Antônio Francisco Lisboa, nome de um gênio da arte, escritor consagrado mundialmente, que teve uma história de vida bem sofrida. Aleijadinho, como era chamado e ficou conhecido, enfrentou dificuldades e sofreu preconceito.Mesmo assim, não se deixou abater, e com muita habilidade superou obstáculos,tornando-se um grande artista.

No dia 29 de agosto se comemora o aniversário da escola porque é a mesma data de nascimento de Aleijadinho. Para comemorar, estarei trazendo durante o mês, algumas histórias, infromações, imagens e curiosidades sobre este gênio, que viveu tão pouco tempo e que deu nome à nossa escola.

Abraços!




sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Turmas do prédio, da rua e do bairro- Léo Cunha e Ricardo Benevides

Um conto deste livro para vocês:

" Todo o dia, de tardinha, a turma se encontrava no playground do prédio, pra falar de futebol, videogames, namoradas, tudo quanto é coisa divertida. Mas tinha também um assunto que, cada vez mais, aparecia: briga dos pais, separação, divórcio, advogados, pensão alimentícia...aquele dia foi assim.

Quando viu o Giovane saindo do elevador, o Fernando ja notou que tinha alguma coisa errada.
- Por que você está tão pra baixo, veio?
-Nem te conto. Meus pais estão se separando.
-Não acredito! Seus pais eram os últimos pais casados do bloco 2!
-Não, tem também os pais do Batatinha. Eles nunca se separaram.
-É, mas eles são gays.
-E daí? Casal gay também conta. Nem fala isso com o Batatinha, se não o pai dele te mete um processo por preconceito. O pai dele é advogado.
-Qual dos dois?
-Sei lá...o mais alto. Mas então quer dizer que seus pais vão se separar mesmo?
- E o pior você não sabe.
-O quê?
- O motivo. Eles se separaram por causa da pasta de dente.
- O quê? ta zoando com a minha cara!
- Sério, foi o maior barraco do mundo.
- Nunca ouvi falar isso. Separar por causa de uma pasta de dente...
- Uma não, várias. Vinte anos de pasta de dente. Faz a conta!
- Não, pera lá, explica direito que eu não tô entendendo.
- É muito simples. Todo o dia o meu pai vai escovar o dente e aperta a pasta pelo meio do tubo. E a minha mãe, que aperta o tubo pela pontinha, ficaq chateada e xinga meu pai. Aí meu pai fica furioso que a minha mãe ta brigando por causa de uma mísera pasta de dente, e então xinga o triplo. Aí meu pai...
-E isso durante vinte anos de casamento?
-Arredondando.
- Que coisa incrível!
- O pior é que meu pai jura que não consegue mudar, porque homem é assim, homem que é homem aperta a pasta pelo meio. A minha mãe também garante que não muda, porque mulher é assim, mulher que é mulher aperta pela pontinha.
- Sei
- Semana passada a briga ficou tão feia que o tubo de pasta de dente saiu voando de dentro do banheiro e me acertou no meio da testa.
- Que é isso cara? Um tubo cheio ou vazio?
- Pois é, até isso deu briga entre eles. O meu pai disse que o tubo estava meio cheio, minha mãe insistiu que estava meio vazio. Mas pra mim o que importa é que doeu pra burro. Ta vendo esse galo aqui?
- É do tubo?
- O pior é que é... Pois então. Antes que um dos dois me assassinasse, resolveram pedir o divórcio. Cada um na sua casa, ele com com a pasta apertada no meio, ela com a pasta apertada na ponta, bem feminina.
- Nossa!
- Pois é.
- Então.
- Que inveja do Batatinha!
- Nem fala..."

Fim!

Beijo na Boca, de Ivan Jaf

Beijo na boca é o título de um livro de contos, do autor Ivan Jaf. São oito contos de adolescente em momentos inesquecíveis de suas vidas. A história atrapalhada de cada um e de seu primeiro beijo.

Este foi mais um dos livros enviados pelo Governo Federal, e é indicado aos alunos de 6 a 9 ano, antiga 5 à 8 séries.

Fica a dica para os nossos adolescentes leitores!